Melhor Plataforma Para Criar Um Blog Escolha a Sua

Melhor Plataforma Para Criar Um Blog para você poder criar um site ou um blog na internet, uma das primeiras coisas a se fazer além claro de registrar seu domínio é escolher uma plataforma de gerenciamento de conteúdo.

E qual é a melhor plataforma para criar um blog? Essa então será a sua pergunta, caso queira estar administrando o seu blog da melhor maneira possível.

Melhor Plataforma Para Criar Um Blog

E eu já posso lhe adiantar, que muitos profissionais usam o WordPress como gerenciador de conteúdo.

E se você quer saber a minha opinião pessoal sobre isso, concordo plenamente, pois sou um desses adeptos a essa plataforma, também utilizo o WordPress em alguns blogs que administro nos meus negócios, e sei como é prático para administrar meus artigos, plug-ins e fazer configurações diversas.

Mas, outras pessoas podem contradizer a essa minha opinião claro, pois cada um tem sua preferência.

É por isso que nesse artigo de hoje eu vou ser democrático apresentando outras opções, vou listar alguns outros gerenciadores de conteúdos para que você possa definir qual será a sua melhor plataforma para criar um blog, de acordo com as características de cada plataforma.

Porém, vou detalhar de forma mais aprofundada as características do que na minha opinião poderá ser a sua a melhor plataforma para criar um blog.

Melhor Plataforma Para Criar Um Blog – Quais são os outros gerenciadores de conteúdo que posso escolher?

joomla_logo_horz_color-300x60

O Joomla é um gerenciador de conteúdo baseado no Mambo, que era um gerenciador de conteúdo anterior. A principal característica dele é que possui várias divisões. Ele é dividido em módulos, e assim você poderá editar o seu conteúdo de uma forma bem interessante.

Quando você instala um módulo novo é que poderá estar editando o mesmo. Alguns usuários acham que o Joomla é um pouco confuso, porém para pessoas que gostam de personalizar, poderá até gostar do Joomla, o limite será a sua própria criatividade.

wordpress-logo-300x67

Muitos consideram o WordPress a melhor plataforma para criar um blog, ele é simplesmente o CMS mais usado na internet por diversos profissionais. Ele não é apenas uma das melhores plataformas para blogs, como também para sites dinâmicos.

O WordPress surgiu no ano de 2003, e hoje em dia é usado por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo.  Uma vantagem bem atrativa dele e que acaba gerando diversos adeptos, é com relação a personalização quando se instala diversos plug-ins.

Você pode gerenciá-lo de forma bastante intuitiva alterando layout e diversos outros itens. O ponto forte do WordPress fica por parte da enorme comunidade que desenvolve os mais variados plug-ins para incrementar suas funcionalidades.

drupal_logo

Essa é uma outra plataforma para criar um blog, muitos consideram ele uma junção do Joomla com o WordPress. O sistema de templates dele é que permite a personalização de páginas. Ele oferece diversas funcionalidades, e você poderá utilizar os mais importantes recursos, como por exemplo: customização de páginas, publicação de feeds RSS, ferramentas de cache para seu conteúdo etc. Uma boa característica dessa plataforma para criar um blog é que há uma comunidade de desenvolvedores para auxiliar no crescimento de suas funcionalidades, assim como também acontece com a plataforma WordPress.

tumblr-logo

E o Tumblr, você já conhece essa plataforma para criar blogs? Ele é uma espécie de Twitter com WordPress, pois é um microblogging. Com ele você vai estar postando rapidamente e como se não bastasse, permite que o autor se aprofunde em seu conteúdo. E uma outra característica que o torna semelhante com o Twitter é que as pessoas poderão estar seguindo você. E outra coisa, quando as pessoas que você segue postarem novo conteúdo, você será avisado disso automaticamente pelo próprio Tumblr. Assim poderá se sentir atualizado constantemente de informações de outros tumblrs que você está seguindo, prático, simples e bem rápido. Se você quer algo bem simples e prático, essa poderá ser a sua melhor plataforma para criar um blog.

blogger_logo-original-01-300x91

O blogger é considerado a melhor plataforma para criar um blog para os iniciantes, ele muito conhecido também, e é do poderoso Google. Essa plataforma é considerada a grande precursora das demais plataformas de gerenciamentos de conteúdos que existem atualmente. No ano de 1999 é que surgiu essa plataforma. É bastante intuitiva de usar, muitas pessoas que não têm conhecimentos em programação podem facilmente levar seu conteúdo para a internet através desse sistema de gerenciamento de blogs.

O WordPress pode ser considerado uma das melhores plataformas pelos seguintes motivos…

  1. Personalização: A vantagem de usar o WordPress é que você poderá estar personalizando tudo o que quiser, deixando exatamente do seu modo.
  1. OpenSource: Pelo fato de ser opensource, onde todo e qualquer desenvolvedor poderá estar criando um Plugin novo para ser instalado no sistema, garantindo novas funcionalidades. Se você é desenvolvedor ou gosta de testar novas funcionalidades essa é a melhor plataforma para criar um blog.
  1. Multilíngue: Você poderá baixar o WordPress no seu próprio idioma, facilitando bastante o seu trabalho online.
  1. Plugins: A quantidade de plug-ins que o WordPress fornece é sem dúvidas uma vantagem que leva a muitos profissionais optarem por ele.
  1. e-Commerce: Você poderá transformar o seu blog em e-commerce a qualquer momento, as vantagens desse gerenciador de conteúdo fica bem caracterizado por conta de sua versatilidade.
  1. Redes Sociais: É bastante simples atribuir os botões de suas redes sociais nele, pois, em seu acervo de plug-ins há vários que possibilitam fazer isso e que apresentam os mais variados formatos de botões que podem se ajustar perfeitamente ao layout do seu blog ou site.
  1. Comunidade: O WordPress tem um fórum para desenvolvedores, que é aberto para os membros se registrarem e postarem suas dúvidas, onde cada usuário participante ajuda respondendo.

Qual a diferença entre WordPress.org e WordPress.com?

O WordPress é disponível tanto em sua versão .org, quanto em sua versão .com. Mas, algumas pessoas ainda se perguntam…

Qual a diferença entre essas duas versões? Qual é a melhor plataforma para criar um blog?

WordPress.com

Nessa versão o WordPress permite que seus usuários criem um blog de forma gratuita. Qualquer pessoa pode ir lá e registrar o seu endereço na internet criar o seu blog publicando seus artigos, de forma bastante simples. Inclusive, o próprio WordPress já tem em suas funções diversos templates para que você escolha. O seu domínio registrado ficará dessa forma: nomedoblog.wordpress.com. Para quem não quer colocar a mão no bolso essa poderá ser a melhor plataforma para criar um blog.

As vantagens são essas:

  • Você não precisa instalar nada, tudo já está incluído nessa versão simplificada do WordPress
  • Você vai ter um blog sem precisar pagar nada
  • A própria plataforma é que já estará hospedando seus artigos e outros itens
  • Atualização de forma automática
  • Servidores que são bastante seguros
  • O backup do seu sistema se dará de modo automático
  • Os bancos de dados terão um tamanho ilimitado
  • Você pode utilizar sem a necessidade de conhecimentos técnicos
  • CONTRA: Não poderá personalizar amplamente seu blog, não poderá instalar plug-ins.

WordPress.org

Essa versão do WordPress é a preferida pelos profissionais mais avançados, que realmente decidem investir em seu próprio negócio. Não que você vá precisar pagar nada pelo WordPress.org, pois ele poderá ser baixado gratuitamente sempre que quiser em seu site oficial. Acontece que para instalar ele, será necessário você ter contratado uma hospedagem e também já ter adquirido o seu domínio, e ambos são pagos. Por isso, se você pretende investir em algo melhor, essa poderá ser a sua melhor plataforma para criar um blog. Depois disso você vai poder aproveitar todas essas vantagens a seguir.

Vantagens do WordPress.org

  • Plataforma de código aberto (OpenSource);
  • Total personalização;
  • Permite instalar novos temas;
  • Permite instalar novos plugins;
  • Atualizações automáticas;
  • Otimização para motores de busca (SEO).
  • CONTRA: Precisa de hospedagem própria e domínio, ambos são pagos.

Conheça alguns plug-ins importantes que não podem faltar no seu blog do WordPress.

  1. Plugins de SEO: Você deve instalar um plug-in de otimização de conteúdo, assim poderá alcançar um melhor desempenho no tráfego para seu site. A exemplo do plugin WordPress SEO by Yoast que poderá até mesmo indicar ajustes que poderão serem realizados nos seus artigos, levando você a ter um melhor desempenho na estrutura dos seus textos para web.
  1. Anti SPAM comentários: É necessário também instalar um plugin de anti SPAM, para que você não tenha que ficar apagando uma tonelada de comentários explícitos de propaganda posteriormente. Pois, existem alguns robots na internet que comentam automaticamente em vários blogs em busca de melhorar o ranking com criação de backlinks. Uma recomendação de plugin que pode contribuir para evitar esse tipo de abuso é o: SI CAPTCHA Anti-SPAM
  1. Página de Captura: O seu blog ou site deve obrigatoriamente ter uma página de captura, isso é, se você não quiser perder a chance de fidelizar os seus visitantes. Saiba que é fundamental criar um relacionamento com sua lista de e-mails, para poder estar convencendo elas de que o seu produto ou serviço é bom. Assim, posteriormente poderá estar conseguindo bons resultados ao estar promovendo seu serviço ou mesmo produto. Um bom plugin para instalar no seu WordPress é o: Squeeze WP.
  1. Redes Sociais: Para criar um blog que tenha bom tráfego é necessário estar presente também nas redes sociais, isso sem dúvidas é o que vai impulsionar o alcance de suas publicações. Um bom plugin que pode lhe ajudar nisso é o Easy Social Icons. Com ele você vai poder colocar botões das suas principais redes sociais no template do seu blog.
  1. WordPress Cache: Se você usa o WordPress, que é a melhor plataforma para criar um blog, pode ter certeza que vai conseguir um melhor posicionamento de rankings no Google, principalmente se você utilizar um plugin de cache. E a indicação de plugin que pode ser bastante importante para você justamente nesse aspecto é o WP3 Total Cache.

Fórmula Negócio Online do Alex Vargas Funciona?

4 Comentários

  1. Vander Santanelli

    Obrigado pelas informações e parabéns pelo artigo, é prático, claro e relevante, muito bom! Abraço.

    Responder

Deixe uma resposta